História da Filosofia

VEJA AQUI O CATÁLOGO COMPLETO

A CAIXA Cultural Rio e a Lavoro Produções apresentam, a partir de 21 de maio, ‘A História da Filosofia em Mais 40 Filmes’. Com curadoria de Alexandre Costa e Patrick Pessoa, a mostra-curso põe em pauta temas filosóficos fundamentais e promove o diálogo de cineastas como Bergman, Bertolucci, Hitchcock, Fassbinder, Scola, Resnais, Saura, Fellini, Ozu, Kubrick, Cassavetes, Hirszman e Godard, com importantes pensadores, entre eles Platão, Descartes, Kant, Marx, Nietzsche, Benjamin, Heidegger, Sartre e Foucault. A entrada é franca.

Organizado em dez módulos temáticos – “O perspectivismo”, “A (Má) Educação”, “O Estrangeiro”, “O Conformista”, ”A Técnica”, “A Arte”, “A Guerra”, “O Velho Oeste”, “O Brasil” e “O Amor” –, a mostra/curso ‘A História da Filosofia em Mais 40 Filmes’ faz refletir sobre diferentes disciplinas filosóficas, tais como a metafísica, a epistemologia, a ética, a política e a estética.

O curso será realizado de 21 de maio de 2011 a 24 de março de 2012, sempre aos sábados, totalizando 40 aulas. Ao final da exibição de cada filme, Alexandre Costa e Patrick Pessoa, alternadamente, proferem uma palestra, ao final da qual abrem espaço para o debate com o público.

Abrindo a mostra, nos dias 21 e 28 de maio, 04 e 11 de junho, a reflexão sobre “O Perspectivismo” parte de um fragmento de Nitzsche que põe em xeque tanto a crença em uma realidade objetiva existente em si mesma, quanto a crença em uma subjetividade transcendental comum a todos os homens. Os quatro filmes que integram este módulo permitem compreender o alcance ético, estético e ontológico do conceito de perspectivismo, central para todos os desdobramentos da Filosofia Contemporânea. As palestras mostrarão como Cidadão Kane problematiza a existência de uma realidade/identidade dada em si mesma, para além das múltiplas possibilidades de interpretá-la; como Gritos e sussurros e O crepúsculo dos deuses apresentam distintos modos de compreender e lidar com a morte ou com a fragilidade dos projetos humanos; e como Psicose relativiza qualquer delimitação rígida entre o normal e o patológico.

A mostra-curso segue por nove meses, sempre aos sábados, discutindo os dez temas filosóficos escolhidos pelos curadores-palestrantes Alexandre Costa e Patrick Pessoa para esta segunda edição.

Programação completa no link ao lado.

Audios das aulas:

AULA 1 – Cidadão Kane

AULA 2 – Gritos e Sussurros

AULA 3 – Crepúsculo dos Deuses

AULA 4 – Psicose

AULA 5 – Um Sopro no Coração

AULA 6 – O Casamento de Maria Braun

AULA 7 – Veludo Azul

AULA 8 – Uma Mulher Sob Influência

AULA 9 – O Medo Devora a Alma

AULA 10 – O Inquilino

AULA 11 – Paixões que alucinam

AULA 12 – Trinta anos esta noite

AULA 13 – A Última Gargalhada

AULA 14 – O Conformista

AULA 15 – O Desprezo

AULA 16 – Mephisto

AULA 17 – 2001: Uma Odisseia no Espaço

AULA 18 – Tempos Modernos

AULA 19 – Blade Runner

AULA 20 – Alphavile

AULA 21 – A Estrada da Vida

AULA 22 – Bodas de Sangue

AULA 23 – O Homem das Novidades

AULA 24 – Cega Obsessão

AULA 25 – A Grande Ilusão

AULA 26 – Roma: cidade aberta

AULAS 27 E 28 – Era uma vez em Tóquio e A batalha de Argel

AULA 29 – A Missão

AULA 30 – Os brutos também amam

AULA 31 – O homem que matou o facínora

AULA 32 – Era uma vez no Oeste

AULA 33 – Vidas Secas

AULA 34 – Cabra Marcado Para Morrer

AULA 36 – Eles não usam black-tie

AULA 37 – A felicidade não se compra

AULA 38 – O ano passado em Marienbad

AULA 39 – Um dia muito especial

AULA 40 – Tudo sobre minha mãe