A CAIXA Cultural Rio e a Lavoro Produções apresentam, a partir de 21 de maio, ‘A História da Filosofia em Mais 40 Filmes’. Com curadoria de Alexandre Costa e Patrick Pessoa, a mostra-curso põe em pauta temas filosóficos fundamentais e promove o diálogo de cineastas como Bergman, Bertolucci, Hitchcock, Fassbinder, Scola, Resnais, Saura, Fellini, Ozu, Kubrick, Cassavetes, Hirszman e Godard, com importantes pensadores, entre eles Platão, Descartes, Kant, Marx, Nietzsche, Benjamin, Heidegger, Sartre e Foucault. A entrada é franca.
Organizado em dez módulos temáticos – “O perspectivismo”, “A (Má) Educação”, “O Estrangeiro”, “O Conformista”, ”A Técnica”, “A Arte”, “A Guerra”, “O Velho Oeste”, “O Brasil” e “O Amor” –, a mostra/curso ‘A História da Filosofia em Mais 40 Filmes’ faz refletir sobre diferentes disciplinas filosóficas, tais como a metafísica, a epistemologia, a ética, a política e a estética.
O curso será realizado de 21 de maio de 2011 a 24 de março de 2012, sempre aos sábados, totalizando 40 aulas. Ao final da exibição de cada filme, Alexandre Costa e Patrick Pessoa, alternadamente, proferem uma palestra, ao final da qual abrem espaço para o debate com o público.
Abrindo a mostra, nos dias 21 e 28 de maio, 04 e 11 de junho, a reflexão sobre “O Perspectivismo” parte de um fragmento de Nitzsche que põe em xeque tanto a crença em uma realidade objetiva existente em si mesma, quanto a crença em uma subjetividade transcendental comum a todos os homens. Os quatro filmes que integram este módulo permitem compreender o alcance ético, estético e ontológico do conceito de perspectivismo, central para todos os desdobramentos da Filosofia Contemporânea. As palestras mostrarão como Cidadão Kane problematiza a existência de uma realidade/identidade dada em si mesma, para além das múltiplas possibilidades de interpretá-la; como Gritos e sussurros e O crepúsculo dos deuses apresentam distintos modos de compreender e lidar com a morte ou com a fragilidade dos projetos humanos; e como Psicose relativiza qualquer delimitação rígida entre o normal e o patológico.
A mostra-curso segue por nove meses, sempre aos sábados, discutindo os dez temas filosóficos escolhidos pelos curadores-palestrantes Alexandre Costa e Patrick Pessoa para esta segunda edição.
AULA 3 – Crepúsculo dos Deuses
AULA 6 – O Casamento de Maria Braun
AULA 8 – Uma Mulher Sob Influência
AULA 11 – Paixões que alucinam
AULA 12 – Trinta anos esta noite
AULA 17 – 2001: Uma Odisseia no Espaço
AULA 23 – O Homem das Novidades
AULAS 27 E 28 – Era uma vez em Tóquio e A batalha de Argel
AULA 30 – Os brutos também amam
AULA 31 – O homem que matou o facínora
AULA 32 – Era uma vez no Oeste
AULA 34 – Cabra Marcado Para Morrer
AULA 38 – Um dia muito especial
AULA 39 – Tudo sobre minha mãe
Realização: Lavoro Produções
Concepção, curadoria e palestra sobre os filmes: Alexandre Costa e Patrik Pessoa
Produção Executiva: Lara Pozzobon
Coordenação de Produção: Rita Mendes
Assistente de Produção: Flora Pozzobon
Edição dos textos do catálogo: Alexandre Costa e Patrik Pessoa
Design Gráfico: Carolina Vaz
Assistente de Design Gráfico: Juliana Montenegro
Fotos de divulgação: Continental, Europa Filmes e Tempo Glauber
Agradecimentos: Eduardo Coutinho, Fernando Costa, Gustavo Acioli, Gustavo Estellita, Maria Hirszman, Paulo Roberto, Pedro Caldas e Raphael Rocha
Apoio: Continental Filmes, Tempo Glauber, Lume Filmes e CTAv