O espetáculo Leonel Pé de Vento é uma peça de teatro infanto-juvenil de caráter artístico, educativo e inclusivo, com direção de João Batista, direção de produção de Lara Pozzobon, da Lavoro Produções Artísticas, cenário de Dóris Rollemberg, luz de Renato Machado, figurinos de Mauro Leite, direção de movimento de Dani Cavanellas e direção musical e músicas originais de Paula Leal, do grupo Chicas (com letras de João Batista).
A história é baseada no curta-metragem de animação homônimo, de Jair Giacomini, vencedor de mais de 15 prêmios em festivais de cinema brasileiros e estrangeiros, entre eles o Prêmio Unesco de Melhor Filme da América Latina.
A peça conta de forma delicada a história de Leonel, um menino que permanece flutuando a cinco metros do chão e por isso é chamado de “pé devento”. Por possuir essa característica tão marcante, é segregado pelas outras crianças. A única forma de Leonel descer e tocar os pés no chão é sentindo uma felicidade tão intensa que sua alma pese. Tudo muda na vida de Leonel quando Mariana o conhece e descobre os segredos do menino pé de vento.
A partir desta história central, a peça trata de forma sutil e delicada de questões como preconceito e segregação, além de resgatar valores de inclusão e aceitação do diferente. Os elementos fantásticos da história vão sendo apresentados, levantando questões humanas universais, como a passagem da infância para a adolescência, a dor e a solidão causadas pelo preconceito e a convivência com as diferenças. A passagem de um pequeno circo mambembe pela cidadezinha de Leonel resgata uma manifestação cultural delicada e lúdica, há muito tempo esquecida nas grandes cidades e desconhecida pelas crianças de hoje.
Além de Leonel e Mariana, o avô de Mariana, a mãe e o pai de Leonel, a professora Maria Clara, o menino Wagner que rejeita Leonel e pensa que ele é um pássaro ou uma assombração e as crianças Bruna, Tininha, Zé e Rafa compõem o elenco de personagens que contam a história do menino pé de vento e de como a pequena cidade do interior se modificou a partir do questionamento de Mariana.
Autor: Jair Giacomini e Tarcísio Lara Piuati
Adaptação do texto para o teatro: Jair Giacomini e Tarcício Puiati
Direção: João Batista
Elenco: Roberto Souza, Graciela Pozzobon, Ana Paula Brasil, Alexandre David, Amina Muniz, Bernardo Lacombe, Lívia Guerra e Iuri Saraiva
Direção de Produção: Lara Pozzobon
Produção Executiva: Bruno Katzer e Bárbara Formiga
Cenografia: Doris Rollemberg
Figurino: Mauro Leite
Iluminação: Renato Machado
Direção Musical: Paula Leal
Músicas Originais: Paula Leal
Assistência de Direção e Coreografias: Dani Cavanellas
Design Gráfico: Bruno Ribeiro
Consultoria Circense: Intrépida Trupe
Operação de Luz: Diego Diener
Operação de Som e Projeções: Débora Amorim
Administração: Rita Mendes
Assessoria de Imprensa: Patrícia Klingl – Palavra Assessoria